Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) | “Filiada à Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil”

Bombeiros de Presidente Getúlio fazem capacitação em escolas

Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, capacitaram em primeiros socorros, de julho a outubro, 471 profissionais da rede de educação dos municípios atendidos pela corporação: Presidente Getúlio, Dona Emma e Witmarsum. Os professores e colaboradores das escolas receberam orientações de como agir em situações como engasgamento, parada cardiorrespiratória, convulsão, desmaios e traumas específicos. A atividade atende a Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas), que obriga as escolas públicas e privadas, além de espaços de recreação infantil, a se prepararem para prestar os primeiros socorros.

Mais de 400 professores e funcionários de escolas foram treinados em primeiros socorros, no período de julho a outubro

As capacitações foram ministradas pelo coordenador do Núcleo de Ensino e Instrução dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, Alex de Lima, e pelo auxiliar Nilton Cezar de Oliveira Júnior. “O foco das capacitações foi o que determina a Lei Lucas. Contudo, aproveitamos para esclarecer as dúvidas dos professores e funcionários das escolas e, agora, estão aptos para reconhecer as situações de emergência bem como prestar atendimento mínimo até a chegada do suporte dos bombeiros ou SAMU,” disse Alex. As instruções de acordo com a lei estavam suspensas desde 2020 por causa da pandemia do coronavírus que causa a Covid-19.

Sobe a lei – A Lei Lucas torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. A lei 13.722/18 leva o nome de Lucas em homenagem ao menino Lucas Bigalli, que morreu aos 10 anos devido a um sufocamento mecânico (engasgo) causado por alimento. O acidente ocorreu em setembro de 2017, durante um passeio escolar em Campinas (SP)

Compartilhe este artigo: